terça-feira, 9 de outubro de 2018

Coloração Ziehl-Neelsen a frio


          O método de coloração a frio, não exige aquecimento e é recomendado por preservar as condições morfotinturiais  do bacilo de Hansen.



Técnica:
·         Cobrir o esfregaço com fucsina de Ziehl-Neelsen e deixar por 20 min.
·         Lavar em água corrente.
·         Descorar o esfregaço com álccol-ácido a 1%, até que o esfregaço, fique com uma coloração rosada.
·         Cobrir o esfregaço com azul de metileno a 0,3%  e deixar por 1 min.
·         Lavar em água corrente.
·         Deixar secar no ar.







Óla!! Prazer em tê-lo(a) aqui em meu blog! Espero ter auxiliado em alguma coisa.
Qualquer dúvida, cítica ou sugestões referente a algum conteúdo do meu blog, deixe aqui abaixo o seu comentário, ou se preferir pode me escrever no endereço do meu email.

Att,
Nataly Mota Teles

sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Coloração de Ziehl-Neelsen (BAAR)


É utilizada para o diagnóstico das Micobactérias patogênicas (Mycobacterium tuberculosis e Mycobacterium leprae). 

Este método utiliza a característica destas bactérias de possuírem paredes celulares constituída de ácido micólico, que quando tratadas pelo corante Fucsina fenicada, coram de vermelho e persistem ao descoramento subsequente por uma solução de Álcool-ácido, por isto são denominadas de Bacilos Álcool-ácido resistente (BAAR). O fundo e os outros micro-organismos são contracorado com azul de metileno. Os bacilos aparecem vermelhos contra um fundo azul-claro.


Vista de uma Lâmina ao microscópio, corada através Coloração de Ziehl-Neelsen (BAAR)


Técnica:
·         Fixar o esfregaço no calor.
·         Cobrir o esfregaço com fucsina de Ziehl-Neelsen.
·         Aquecer a parte inferior da lâmina com uma chama, até observar a emissão de vapores e deixar 5 min.
·         Lavar em água corrente.
·         Cobrir o esfregaço com álccol-ácido e deixar por 1 min.
·         Lavar em água corrente.
·         Cobrir o esfregaço com azul de metileno e deixar por 2 min.
·         Lavar em água corrente.
·         Deixar secar no ar.






Óla!! Prazer em tê-lo(a) aqui em meu blog! Espero ter auxiliado em alguma coisa.
Qualquer dúvida, cítica ou sugestões referente a algum conteúdo do meu blog, deixe aqui abaixo o seu comentário, ou se preferir pode me escrever no endereço do meu email.

Att,
Nataly Mota Teles

Coloração de GRAM

A coloração de Gram é usada para classificar bactérias com base no tamanho, morfologia celular e comportamento diante dos corantes.

As bactérias são Gram positivas ou Gram negativas de acordo com as diferenças de composição de parede celular. As bactérias Gram positivas possuem uma parede espessa de peptidoglicano e grande quantidade de ácido teicóico, o qual retém o corante inicial (cristal violeta), não sendo afetado pela descoloração com éter-acetona. Com isso, as células aparecem azul-escuro. As bactérias Gram negativas possuem uma parede celular constituída de uma camada delgada de peptidoglicano que permite a descoloração do cristal violeta com éter-acetona e posterior coloração com o corante de fundo, fucsina.


Técnica:
  • ·         Fixar o esfregaço no calor.
  • ·         Cobrir o esfregaço com cristal violeta, acrescentar 01 a 03 gotas de solução bicarbonato de sódio e deixar durante 1 minuto.
  • ·         Lavar com água corrente, retirando o excesso de corante.
  • ·         Cobrir o esfregaço com lugol e deixar por 1 minuto.
  • ·         Lavar com água corrente.

·         Descorar com éter-acetona até que não escorra mais o cristal violeta (cuidado para não descorar demais).
  • ·         Lavar com água corrente.
  • ·         Cobrir o esfregaço com fucsina.
  • ·         Deixar durante 30 segundos.
  • ·         Lavar com água corrente e secar ao ar com papel de filtro.

Observar ao microscópio



Para descontrair:






Óla!! Prazer em tê-lo(a) aqui em meu blog! Espero ter auxiliado em alguma coisa.
Qualquer dúvida, cítica ou sugestões referente a algum conteúdo do meu blog, deixe aqui abaixo o seu comentário, ou se preferir pode me escrever no endereço do meu email.

Att,
Nataly Mota Teles

Preparo de esfregaços

O esfregaço consiste em uma leve camada de material biológico em uma lâmina de vidro, para exames microscópicos. São preparados com uma espessura suficientemente densa para facilitar a visualização, mas, também, bastante esparso para revelar as características do agrupamento. São utilizados para a pesquisa e identificação presuntiva de micro-organismo.
A fixação do material na lâmina é realizado de em calor brando, entre 45 e 60°C, preferencialmente em uma chapa aquecedora de aço inoxidável.
Antes da preparação dos esfregaços as lâminas são devidamente identificadas com o numeral de sequência utilizado internamente, para possível rastreamento se necessário.





Amostras recebidas em swabs:
  • ·         Rodar o swab suavemente pela lâmina limpa, evitando a destruição dos elementos celulares;
  • ·         Fixar no calor brando.


Amostras in natura como aspirados, exsudados, escarros e fezes:
  • ·         Para amostras recebidas em seringa, transferi-la primeiro para um tubo estéril, homogeneizar e depois fazer um esfregaço em lâmina;
  • ·         Selecionar a porção mais purulenta ou mucosa da amostra com alça bacteriológica;
  • ·         Amostras muito espessas devem ser antes diluídas com uma gota de solução fisiológica estéril e espalhadas sobre ¾ da lâmina formando um esfregaço delgado.
  • ·         Deixar secar e fixar no calor brando.


Amostras que requerem centrifugação (líquor, urina 1º jato e etc.)
Materiais aparentemente límpidos devem ser previamente centrifugados a 3.000 a 5.000rpm/15min, e o esfregaço feito a partir do sedimento.
  • ·         Desprezar o sobrenadante, deixando 0,5ml de sedimento.
  • ·         Demarcar a área da lâmina na qual o material será depositado;
  • ·         Colocar uma gota do sedimento em uma lâmina limpa, sem espalhar e deixar secar.


Amostras de Urina jato médio:
  • ·         Homogeneizar o material e depositar uma gota em uma lâmina, sem espalhar.
  • ·         Deixar secar e fixar no calor brando.






Óla!! Prazer em tê-lo(a) aqui em meu blog! Espero ter auxiliado em alguma coisa.
Qualquer dúvida, cítica ou sugestões referente a algum conteúdo do meu blog, deixe aqui abaixo o seu comentário, ou se preferir pode me escrever no endereço do meu email.

Att,
Nataly Mota Teles

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Contatos




Para mim é um enorme prazer ter você aqui em meu blog!
Fique a vontade, para críticas, dúvidas, indicações, sugestões e informações.
Este é o endereço de e-mail para falar comigo 
nataly-motateles@hotmail.com

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Como tudo começou


Em uma tarde no dia 20/09/2018, eu estava junto com o meu turbilhão de pensamentos diários, e me veio à ideia de fazer um blog, onde eu podia fazer a junção de duas paixões! 
A paixão por escrever, e a paixão pela microbiologia.

Eu costumo dizer que a microbiologia me escolheu, porque esta nunca foi a minha matéria favorita na faculdade  e muito menos a que eu tinha mais afinidade, porém no momento que eu tive a oportunidade  de vivenciar a rotina de um laboratório de micro de perto, eu me apaixonei completamente e decidi que era o queria fazer na minha vida....

Mas,

porém,

todavia,

entretanto.....

As coisas na prática não são tão fáceis quanto na teoria, depois de me formar no final de 2016, eu fiz o que estava nas minhas condições e fiquei no aguardo, mas a tão sonhada vaga não apareceu.
Já se passaram 1 ano e 9 meses que me formei e cá estou eu ainda no aguardo da primeira oportunidade.

Frustrante???

Talvez.......

Para alguns!!!

Porque em meio aos pensamentos de frustração, incapacidade, esperança e perseverança, nasceu a ideia do “Micro por Amor”, resolvi utilizar do meu tempo vago para renovar as minhas expectativas, pois escrevendo, lendo, pesquisando sobre a Microbiologia diariamente, me mantêm informada, atualizada e me prepara para desafios futuros.

Aqui eu quero juntar todas as informações possíveis, dês das mais básicas a indicações de estudos, artigos e livros sobre a área. Quero falar de uma maneira simples e despretensiosa sobre a microbiologia clínica, lembrando que não sou mestre nem muito menos doutora, sou apenas uma biomédica, recém-formada, que ama falar sobre o assunto.
Se este também é o seu mundo seja muito bem vindo(a), se é estudante ou mesmo simpatizante sobre o assunto, espero poder ajudar em alguma coisa.

quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Quem Escreve


Me chamo Nataly Mota Teles, me formei na faculdade de Biomedicina em Dezembro de 2016, no Centro Universitário UNA em Belo Horizonte.
A escolha do curso foi pelo sonho de uma carreira na área da Perícia Criminal, porém com o passar dos semestres e anos, este objetivo foi ficando para traz e a paixão pela profissão foi se acendendo em outras áreas, como, Reprodução Humana, Hematologia, Patologia Clínica, Biologia Molecular, Imunologia e outras.
O meu estágio supervisionado obrigatório foi feito em um setor de Microbiologia, de um grande laboratório clínico, e a vivência de perto foi o grande motivo da minha paixão pela área.

 Além da paixão pela Micro, também sou apaixonada pela família, sou esposa e mãe, e tudo quanto busco é por melhores condições a eles. Toda minha competência como pessoa, vem da luta diária pela dignidade da minha família, pela busca incansável por uma educação justa a minha filha. 

Eu me considero uma pessoa perseverante, pelos grandes desafios já enfrentados,  e esta características foram ainda mais desenvolvidas após a minha formação, e este blog, é uma das perseveranças em manter acesa a minha paixão pela área, já que ainda não tive nenhuma oportunidade para colocar em prática o que aprendi no curso.

Sou uma "sonhadora", acredito poder alcançar a minha realização profissional sem ter que seguir os mesmos caminhos de outros.

Acredito também na formação de melhores cidadãos como solução para o futuro do nosso país, por isso utilizo do meu tempo vago, uma vez por semana, em um trabalho voluntário com crianças de 03 a 09 anos de idade, onde confesso que minha criatividade é colocada a prova toda semana, quanto as formas de orientações a formação de um caráter mais justo, honesto e gentil, a essas crianças.

Enfim, sou uma biomédica recém-formada, que mantém uma paixão por escrever e também pelo mundo digital, e acredito que podemos ser e fazer tudo aquilo que quisermos!!!